OS PAIS DO CINEMA: OS IRMÃOS LUMIÈRE
Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nasceram em Besançon, França, filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria de filmes e papéis fotográficos. Após frequentarem a escola técnica, realizaram uma série de estudos sobre os processos fotográficos na fábrica do pai, até chegarem ao Cinematógrafo.
Louis Lumière é o primeiro cineasta realizador de curtos documentários, enquanto que o seu irmão Auguste participa nas primeiras descobertas, dedicando-se posteriormente à medicina.
A partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, os irmãos Lumière idealizaram o Cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de antepassado da actual máquina de filmar – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a acção de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O Cinematógrafo torna possível, também, a projecção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a nova arte: Ciné, Cinema, Kino, etc.).
A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière ocorre em 28 de Dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. A saída dos operários da fábrica Lumière (1895), A chegada do Comboio à Estação (1895), O Almoço do Bebé (1895) e O mar (1895) são alguns dos filmes apresentados. As produções são rudimentares, em geral documentários curtos sobre a vida quotidiana, com cerca de dois minutos de projecção, filmados ao ar livre.
A apresentação pública do Cinematógrafo marca oficialmente o início da história do Cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário