quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"Mysterien eines Frisiersalons" (a.k.a. The Mysteries of a Hairdresser's Shop), Bertolt Brecht e Erich Engel (1923)


"Mysterien eines Frisiersalons" é uma curta-metragem absurdamente hilariante, com uma história surrealista escrita e realizada pelo dramaturgo Bertolt Brecht e Erich Engel.

Numa barbearia, o famoso Professor Moras, autor do "best-seller" “Como Ser Atraente”, pede ao desajeitado barbeiro para cortar o seu cabelo e barba exactamente igual ao poster exposto numa porta. Entretanto a assistente da barbearia acidentalmente vira o poster ao contrário, expondo a foto de um chinês skinhead com uma barba partida ao meio, pelo que o barbeiro segue exactamente esse estilo. Neste meio tempo, a assistente, que tem uma paixão por Moras, fica com ciúmes da sua acompanhante e maltrata a mulher na cadeira. A mulher grita, e os três clientes que estão a esperar a sua vez ficam apavorados, pois leram na primeira página do jornal que um homem foi cortado na cabeça pelo seu barbeiro.
 
 
O Professor Moras deixa a barbearia completamente irritado com sua estranha aparência e quando ele encontra uma sua conhecida no restaurante, ele coloca o chapéu de um cliente que está pendurado para ocultar a sua careca. O cliente acredita que ele está a roubar o chapéu e desafia-o para um duelo com sabres; todavia, antes da luta, o homem vai à barbearia e o barbeiro assusta-se e acidentalmente decapita-o. O barbeiro prende, então, a cabeça com uma fita, mas durante o duelo, a assistente usa uma cana de pesca para remover a cabeça do homem e salvar o seu amado Moras.

Sem comentários:

Enviar um comentário