"Stenka Razin", Vladimir Romashkov (1908)
E assim começava a cinematografia russa.
Desde o início do Cinema, os espectadores russos haviam sido conquistados pelos filmes importados, sobretudo franceses dos estúdios Lumière, Pathé e Gaumont. Nestes anos iniciais, as suas salas de projeção são alimentadas principalmente por produções dinamarquess, francesas e italianas.
O cinema russo nasce pela mão de um fotógrafo da corte imperial em São Petersburgo, Alexander Drankov, que cria um estúdio de produção muito influenciado pelo estilo francês. Grande conhecedor dos gostos do público russo, Drankov prepara um filme atento às necessidades da época romântica e formatado a gosto para a classe trabalhadora a quem é dirigida. Após uma tentativa frustrada em 1907, com o inacabado "Boris Gudonov", Drankov produz "Stienka Razin", filme inspirado numa das mais famosas baladas folclóricas russas, que conta a trágica história de amor entre um bandido generoso e uma princesa persa. Drankov fotografa o filme, enquanto Vladimir Romashkov realiza. Filmado praticamente todo em exteriores, envolveu cerca de 100 pessoas, com os artistas do Teatro Dramático de São Petersburgo.
Drankov parece pouco preocupado com a continuidade narrativa do filme. Esse é um detalhe menor, quando comparado ao que considerava realmente essencial: é o primeiro filme verdadeiramente russo!
O filme foi estreado a 15 de Outubro de 1908, com uma banda sonora composta por Mikhail Ippolitov-Ivanov. E foi um sucesso absoluto.
Sem comentários:
Enviar um comentário