"Dnevnik Glumova" (Glumov's Diary), Sergei M. Eisenstein (1923)
Primeiro contacto com o Cinema do génio soviético, que roda esta curta-metragem para enquadrar a montagem teatral que estava a fazer da peça de Aleksander Ostrowsky, "The Wise Man".
A curta-metragem abre com os perfis das personagens principais da peça, cada um (des)aparecendo do ecrã a partir do nada ou apenas a fazer uma careta infantil para a câmara. A partir daqui um homem tenta recuperar uma cartola no telhado de um edifício, uma montagem bastante desconcertante de acrobatas transformando-se em bébés, máquinas e burros. O facto de não estar familiarizado com a peça de Ostrovsky faz com que seja incapaz de decifrar o enredo para além deste nível descritivo, mas tenho certeza de que há um subtexto mais profundo, alegórico, que não sou capaz de compreender.
Contudo, visto como um documento histórico, "Dnevnik Glumova" é um marco importante para a história do Cinema, na medida em que sinaliza uma nova era na produção de filmes inovadores. A montagem pode parecer banal nos dias de hoje, mas no seu tempo foi estes eram os pequenos-grandes passos que abriram ao cinema um novo campo de possibilidades. Cada elemento sequencial é entendido não ao lado do outro, mas no topo do outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário