sábado, 5 de março de 2011

"Die Spinnen: Der Goldene See" (The Spiders: The Golden Sea) / "Die Spinnen: Das Brillantenschiff" (The Spiders: The Diamond Ship), Fritz Lang (1919 / 1920)


"Die Spinnen" foi o terceiro filme realizado por Fritz Lang e o primeiro a estabelecê-lo como um dos grandes realizadores do Cinema Mudo. "Die Spinnen" impediu Lang de realizar o clássico absoluto do Expressionismo Alemão, "The Cabinet of Dr. Caligari", uma vez que o produtor Erich Pommer o havia escolhido em primeiro lugar. Contudo, "Die Spinnen" acaba por ter vários criadores que participaram em "The Cabinet of Dr. Caligari", como o designer de cenários Hermann Warm e a actriz Lil Dagover.

"Die Spinnen" foi realizado em duas partes, estreadas em 1919 e 1920, tendo Lang a intenção em completar o seriado com uma terceira e quarta parte, denominadas, respectivamente, "The Secret of the Sphinx" e "For Asia's Imperial Crown". Infelizmente não seriam realizadas.

A obsessão com um Mal diabólico conduzido por uma força maléfica não visível são o prenuncio dos filmes sobre o Dr. Mabuse, realizados três anos mais tarde. Os ambientes exóticos onde decorre a acção de "Die Spinnen", muito populares na Alemanha do pós-Guerra, fez do filme um sucesso de público e da produtora Decla o maior estúdio alemão.

Sem comentários:

Enviar um comentário