sábado, 12 de março de 2011

"Don't Change Your Husband", Cecil B. DeMille (1919)



"Don't Change Your Husband" marca a primeira colaboração entre DeMille e Gloria Swanson e aqui começa a história que nos levará aos suspiros de Swanson por Mr. DeMille em "Sunset Boulevard" (1950).

Do ponto de vista cinematográfico estamos na presença de uma comédia que segue a linha das comédias de costumes teatrais, que procuram corrigir os vícios pelo riso.

Neste filme DeMille a câmara delicia-se a apresentar pouco a pouco um marido relaxado, que deita a cinza do cachimbo no chão da sala, coloca os sapatos sujos sobre o lenço imaculado da mulher e não lhe dá qualquer atenção. A pobrezinha, que anseia por romance, encontra-o pouco depois no galã que a distraía no jantar de comemoração do aniversário de casamento dela - ao qual o marido se esquecera de comparecer.

O primeiro entretítulo do filme resume-o de forma brilhante: This not deal with the tread of victorious Armies, nor defeat Huns - but is just a little sidelight on the inner life of Mr. and Mrs. Potter - who found that they should not have looked for their marital troubles with a Telescope - but with a Microscope.

Sem comentários:

Enviar um comentário