quinta-feira, 9 de setembro de 2010


TUDO PRONTO PARA COMEÇAR …

Thomas Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX, desenvolvendo muitos e importantes dispositivos de grande interesse industrial. "The Wizard of Menlo Park" como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção e teve também um papel determinante na indústria do Cinema.

Thomas Edison, em colaboração com o escocês William Kennedy Laurie Dickson, inventou o Cinetoscópio, o primeiro aparelho a projectar efectivamente imagens em movimento. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes no seu estúdio, o “Black Maria”, o primeiro da história do Cinema. Esses filmes não são projectados numa tela, mas no interior de uma máquina, o Cinetoscópio, onde as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez ("a peep-hole motion picture viewer").

A Edison Manufacturing Co. (depois conhecida como Thomas A. Edison, Inc.), não só construiu o aparelho para filmar e projectar imagens em movimento, mas também produziu filmes para consumo público. A maior parte dos filmes retratavam pessoas famosas, notícias sobre eventos, desastres, as pessoas no trabalho, novos modos de transporte e de tecnologia, vistas panorâmicas, exposições e outras actividades de lazer.

No site da Biblioteca do Congreso dos EUA encontra-se um extenso catálogo para download de curtas-metragens produzidas pela Thomas A. Edison, Inc.:
http://memory.loc.gov/ammem/edhtml/edmvhm.html

Esta coleção apresenta 341 filmes de Edison. O primeiro filme é um teste de câmara feito em 1891, seguidos por outros testes e uma grande variedade de cenas do quotodiano ao longo dos vários anos até 1918, quando a companhia de Edison cessou a produção do filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário