sábado, 13 de abril de 2013

"La Fille de l'Eau" (aka "The Whirlpool of Fate"), Jean Renoir (1925)
 

"La Fille de L'Eau" é o primeiro filme de Renoir, e onde o seu  realismo se encontra já naturalmente muito desenvolvido, um realismo material (a Natureza) e um realismo humano (as caras das gentes de Marlotte em primeiros planos).
 
O argumento é particularmente melodramático, com alguns elementos muito cruéis. A história de Virginia (Catherine Hessling, a primeira mulher de Renoir e que havia sido modelo do seu pai) que tem de se valer a si própria depois da morte do seu pai, pois todo o dinheiro que lle deixou o seu pai foi gasto pelo seu tio alcoólico, Jef. Despois de falhar a intenção de viver com um grupo de boémios, é acolhida pelo senhor Raynal e enamora-se do seu filho Georges.
 
La fille de l'eau Poster

Para além do realismo referido, também é evidente a influência impressionista que impregna o cinema de Renoir desde os seus inícios. O filme foi rodado no bosque de Fontainebleau, que era um cenário recorrente na obra de Renoir pai. Contudo, o que ao  princípio parece ser o intento de Jean Renoir de seguir os passos do seu pai, levando as técnicas impressionistas para o cinema - levando as câmaras para o ar livre, para captar em plena natureza alguns momentos de insofismável beleza -, acaba por ser um melodrama muito influenciado por D.W. Griffith.

Sem comentários:

Enviar um comentário