domingo, 23 de outubro de 2011

"Robin Hood", Allan Dwan (1922)


Eis o grande "blockbuster" de 1922, a conhecida história do héroi de Sherwood aqui pela mão do esquecido mas fantástico realizador canadiano Allan Dwan e interpretado pelo actor-acrobata Douglas Fairbanks, que não perde uma ocasião para demonstrar em cada sequência as suas habilidades.

O produtor Edward Knoblock havia inicialmente proposto a Fairbanks a produção de uma adaptação do romance Ivanhoe de Sir Walter Scott e daí surgiu a ideia de um filme inspirado na lenda de Robin Hood. Ambas as sugestões foram submetidas ao quartel-general da United Artists em Nova Iorque, para o departamento de vendas manifestar a sua recomendação e Robin Hood foi escolhido como a sugestão mais vendável.

Fairbanks reuniu a sua equipa para o primeiro dia de pré-produção no dia do Ano Novo em 1922 e autorizou a construção de um enorme castelo normando como centro principal do seu filme. O tamanho da estrutura suplantou a do palácio Babilónio de "Intolerance" de D.W. Griffith, até então o maior cenário cinematográfico jamais construído. O castelo foi uma criação do director de arte supervisor o grande Wilfred Buckland. Mitchell Leisen que, como Buckland, trabalhara para Cecil B. DeMille, foi o figurinista (Leisen tornaria-se um realizador de prestígio em Hollywood).

O elenco incluía: Enid Bennett (Lady Marian), Wallace Beery (Ricardo Coração de Leão), Sam de Grasse (Príncipe John) e Paul Dickey (Sir Guy of Gisbourne) e Faribanks contou ainda com a ajuda de dois engenheiros altamente capazes – o seu irmão Robert e o realizador Allan Dwan – para resolverem os vários problemas técnicos. Um dos grandes momentos do filme foi a maravilhosa descida de Robin Hood por uma cortina imensa e majestosa existente no vasto salão do castelo. Ela era feita em tela de juta mas foi pintada à mão por Leisen, para evocar uma tapeçaria. Dwan escondeu um escorrega atrás da cortina, para facilitar o deslizamento do herói, e demonstrou ele mesmo como Fairbanks deveria fazer a cena.

Sem comentários:

Enviar um comentário